Além de palestra sobre a fauna silvestre, programação contou com exposição do Museu de Morfologia e lançamento de livreto
O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Museu de Morfologia, ministrou aos estudantes da instituição, nessa sexta-feira, 10, palestra cujo tema foi a fauna silvestre. A programação contou com a exposição de animais taxidermizados, isto é, que passaram pelo processo de taxidermia, que consiste na preparação e na conservação da pele de aves e de mamíferos empalhados.
Taina de Abreu, professora e curadora do Museu de Morfologia da UFT, destacou a parceria entre a universidade e o órgão ambiental. “Esse tipo parceria com o Naturatins é muito importante porque além de possibilitar realizações de eventos como estes, todos os animais do museu foram cedidos pelo órgão através do CEFAU [Centro de Fauna do Tocantins]”, explicou.
“O órgão tem como uma das missões a preservação ambiental e é muito mais rico e produtivo fazer isso com parcerias, então esse tipo evento ajuda a difundir a informações sobre a fauna silvestre”, destacou a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Angélica Beatriz.
Além da palestra e da exposição dos animais taxidermizados, o evento contou com sorteio de brindes para os participantes e o lançamento do livreto Renascimento da fauna silvestre no Museu de Morfotologia, projeto fomentado pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) e idealizado pelo Museu de Morfologia da UFT, Cefau do Naturatins com o apoio da Associação Tocantinense dos Biólogos (ATObio).