Naturatins e Energisa celebram adesão a Projeto de Eficiência Energética

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Por meio do Projeto de Eficiência Energética, serão instaladas 512 lâmpadas de LED e 23 aparelhos centrais de ar condicionado no Naturatins 

Lidi Moreira/Governo do Tocantins

Nessa quarta-feira, 6, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Energisa Tocantins celebraram a adesão ao Projeto de Eficiência Energética cujo objetivo é a redução do consumo de energia elétrica no órgão ambiental. Serão substituídas lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, um investimento de cerca de R$ 240 mil por parte da concessionária de energia elétrica.

O Naturatins obteve aprovação em fevereiro deste ano a partir de chamada pública de projetos CPP 001/2021 da Energisa para o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O presidente da autarquia, Renato Jayme, destaca que a modernização dos equipamentos vai gerar mais economia de energia elétrica e ganhos ambientais. “É uma iniciativa que contribui com a preservação do meio ambiente e gera economia de gastos no órgão, pois serão mais de 500 lâmpadas substituídas e 23 aparelhos de ar condicionado novos”, pondera o gestor.

Para Domingos Júnior, analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, a modernização no Naturatins vai beneficiar a comunidade como um todo. “Estamos promovendo uma grande transformação no uso eficiente de energia no Estado. São obras de alto impacto econômico e social para os tocantinenses, com projetos em várias cidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas e trazendo benefícios para a comunidade”, enfatiza.

PEE

Conforme a Aneel, o PEE tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

Sugestões de Legendas (Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins)

Foto 1: Da (D) para (E), Domingos Júnior, analista de Eficiência Energética; Alan Kardec, diretor de Relações Institucionais da Energisa; Renato Jayme, presidente do Naturatins; Miguel Pinter, engenheiro ambiental da Energisa; a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz; e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, ambos do Naturatins

Foto 2: O prazo de execução máxima do projeto é de 12 meses

Compartilhe este artigo