Evento, realizado pelo Ruraltins e Ceulp/Ulbra, está com inscrições abertas e vai ocorrer no dia 25 de agosto
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) realizam neste mês, dia 25, o VII Seminário Estadual de Agroecologia. Com o tema “Sistemas Agrícolas Regenerativos: Práticas Baseadas na Natureza”, o evento traz palestras, oficinas práticas e, durante todo o dia, a da Feira de Produtos Agroecológicos. Voltado para técnicos, estudantes, professores, pesquisadores, agricultores e demais pessoas interessadas na temática, os interessados já podem se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/1cyhnotcklZGLeAWHad8rRkLuHOBDbXm6Np4so8CWz78/edit?usp=sharing .
Conforme a gerente de agroecologia do Ruraltins e coordenadora do evento, Dryelly Rodrigues, o seminário tem como finalidade dar maior visibilidade às ações em agroecologia desenvolvidas no Tocantins; bem como articular estratégias de atuação entre as diferentes entidades que trabalham com esse sistema produtivo.
“A escolha desse tema Sistemas agrícolas regenerativos, em que se propõem melhorar a saúde do solo; promover a biodiversidade e produzir alimentos mais nutritivos, tem tudo a ver com a agroecologia. Neste sétimo seminário estadual buscamos uma agricultura que trabalha com características de práticas da saúde do solo, onde há menos impacto ao meio ambiente e ganhos na economia dos recursos naturais a serem utilizados. São práticas mais justas de trabalho para os agricultores, e a Agricultura regenerativa é o que melhor se enquadra nessa proposta que a gente quer trazer e apresentar para os nossos produtores, para os estudantes e técnicos que é o público que a gente espera nesse seminário”, explicou a gerente.
Sobre a parceria na realização desse evento, a professora do Ceulp-Ulbra, e também coordenadora do seminário, Conceição Previero, frizou que é imprescindível para a integração da pesquisa e da extensão rural. “É preciso unir esforços e o Seminário acaba sendo recorrente aos anos de trabalhos conjuntos que o CEULP/ULBRA e o Ruraltins construíram nas suas trajetórias de práticas sustentáveis voltadas para a agricultura. E a temática da Agroecologia perpassar nas ações das instituições e o sucesso do evento nas outras edições evidenciam a importância da continuidade e do fortalecimento dessa parceria”, disse.
Programação
Na programação, que inicia às 8h30, estão previstas apresentação de abertura com a Orquestra Sanfônica da Escola Beatriz Rodrigues da Silva; palestras sobre a Aplicação do Manejo Integrado do Fogo, com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues; e Restauração Ambiental pelo Uso, com o Educador Ambiental e coordenador técnico da Agroflorestando ao Pé da Planta, Namastê Agroflorestal.
Em seguida haverá uma roda de conversa “Agroecologia vivenciada na prática”, com relatos de experiências e troca de saberes. O momento será mediado pela doutora em Pós-colheita de Produtos Agrícola, coordenadora da Unitas Agroecológica e professora no CEULP/ULBRA, Conceição Previero, e com a participação de agricultores e representantes de associações e organizações voltadas para a produção agroecológica.
No período da tarde, a programação segue com uma caminhada guiada em unidade de agroecologia e oficinas de Compostagem Laminar Enriquecida, com a professora doutora Michele Ribeiro Ramos; Construção de Caixas para Abelha sem Ferrão, como extensionista Wandro Cruz Gomes; Adubo Orgânico Bokashi, com professor Juliano Milhomem Ribeiro; e Preparo e uso do E. M. (Microrganismos Eficientes) com a professora Conceição Previero.
Já o encerramento do Seminário será com a Feira de Troca de Propágulos, Sementes e Saberes.
Apoiadores
O Seminário de Agroecologia ocorrerá no auditório do Ceulp/Ulbra, em Palmas, das 8h às 18h, com apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro; da Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), da Unitas Agroecológica (Ceulp/Ulbra) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).