Para ampliar a rede de doação e transplante de órgãos no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou nessa quinta-feira, 13, visitas técnicas às Unidades de Prontos Atendimentos (UPAs) norte e sul e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Palmas. A ação contou com equipes da Central Estadual de Transplante (Cetto) e do Banco de Olhos do Tocantins (Boto).
A enfermeira da Cetto, responsável pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), Marília Batista Ribeiro, afirmou que “essas visitas são importantes para a integração de toda a Rede no processo de doação e transplante do Estado. Nas visitas, ficou acordado o estabelecimento de fluxos em casos de possíveis doações”, afirmou, acrescentando que também estão previstas visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Segundo a coordenadora técnica de apoio à Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), Babbie Sousa Rodrigues, “essas visitas visam, principalmente, estudar as estruturas para que, no futuro, isso possa beneficiar muitos usuários que estão na fila de espera por órgãos para salvar suas vidas e melhorar sua qualidade de vida. Esse alinhamento poderá posteriormente contribuir significativamente para o aumento do número de doações de órgãos, proporcionando uma esperança renovada para aqueles que estão na fila de espera”, destacou.
Durante as visitas, a equipe estadual analisou os fluxos e os processos necessários para a coleta de doações de órgãos, incluindo a identificação e a comunicação rápida dos potenciais doadores, a realização dos exames necessários para avaliar a compatibilidade dos órgãos e a logística envolvida na transferência dos órgãos do doador para o receptor.
Mais atividades
Nos dias 3 e 4 de abril, a equipe do Cetto realizou um treinamento no Hospital Regional de Gurupi (HRG) para implantação da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).