Ao longo de toda a semana, a Polícia Civil do Tocantins está participando de eventos em escolas municipais e estaduais com o objetivo de conscientizar estudantes, educadores, pais e responsáveis sobre ações de combate e enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
Nesse sentido, a delegada titular da 11ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (11ª DEAMV) de Arraias, Vanusa Regina de Carvalho, está realizando uma série de ações educativas em escolas de Arraias e Combinado. Os eventos fazem parte da campanha Nacional “Faça Bonito” e também do “Maio Laranja”, que é o mês dedicado ao combate a violência sexual contra crianças e adolescentes de todo o Brasil.
“Esses eventos que estão ocorrendo em parceria com a rede de proteção, composta pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e Secretarias de Educação, têm por objetivo levar mais conscientização e esclarecer a comunidade escolar sobre as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Estado do Tocantins”, explicou a delegada.
Desde a última segunda-feira, dia 15, as ações educativas e de prevenção estão sendo concentradas em escolas, que abrangem um grande número de alunos desde a primeira infância. “As ações estão ocorrendo em alusão ao Maio Laranja e também em comemoração ao dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ressaltou a delegada.
No dia 15 de maio, as palestras foram realizadas na Escola Estadual Silva Dourado, em Arraias, no período matutino. À tarde, o evento ocorreu na Escola Estadual Joana Batista Cordeiro, na mesma cidade. Já na terça-feira, 16, no período vespertino, as ações educativas foram realizadas na Escola Agrícola de Arraias. Nesta quinta-feira, 18, a delegada Vanusa esteve nas unidades escolares CEMEB Mundo Feliz, Escola Estadual Combinado, Escola Estadual Augusta Vaz e também na Escola Estadual Joaquim de Sena, todas localizadas na cidade de Combinado.
Na próxima sexta-feira, dia 19, as palestras serão realizadas nas Escola Estadual Brigadeiro Felipe, na cidade de Arraias, nos períodos matutino e noturno. Ainda segundo a autoridade policial, as ações ocorrerão durante todo mês de maio.
Ao comentar sobre os eventos já realizados em Arraias e também em Combinado, a delegada Vanusa Carvalho ressaltou que é sempre muito importante essa aproximação da Polícia Civil com a comunidade escolar, sobretudo, para promover a conscientização sobre um tema tão relevante como a luta contra a violência sexual.
“É sempre muito gratificante poder estar com as crianças e adolescentes e transmitir a eles uma mensagem de paz, esperança e tranquilidade. Isso dá mais confiança para que eles sigam sempre no caminho do bem e também se conscientizem, ainda mais, em relação a qualquer sinal de ameaça no que se refere aos abusos e violência de qualquer espécie. Assim, eles poderão comunicar seus pais, professores ou responsáveis para que a Polícia Civil seja acionada e possa adotar as providências legais”, disse a delegada.