Alunos(as) da quarta turma do curso Formação de Formadores avançam no desenvolvimento de competências docentes

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Os(As) alunos(as) da quarta turma do curso Formação de Formadores concluem, nesta quinta-feira (15/6), as atividades da parte 2 do Módulo III, encerrando mais uma etapa do seu percurso formativo. O módulo, intitulado “Domínios de competência do professor, transposição didática e metodologias ativas”, foi ministrado pela professora Ritze Pereira Ferraz da Costa.

Na primeira parte deste bloco, os(as) inscritos(as) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a elaboração de conteúdos significativos, metodologias e técnicas para a tutoria em cursos à distância. Em depoimento, a aluna Ana Carla Bliacheriene, docente de Direito na Universidade de São Paulo e professora do curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Arte, Ciências e Humanidades da USP, ressaltou a importância do curso e as transformações que tem experimentado durante sua participação:

“Eu tenho saído com muitas experiências didáticas, pedagógicas, mas, acima de tudo, humanas. Muito enriquecedoras. É impossível uma pessoa passar por esse curso sem ser impactado, sem ser transformado. […] Então, tem sido um curso muito positivo. Para mim, como profissional da educação, como professora, mas, acima de tudo, como ser humano. Agradeço muito à Esmat pela oportunidade que abriu para que nós pudéssemos vir e fazer essa formação”, explicou.

Segundo o coordenador do curso, o juiz Wellington Magalhães, o módulo é dedicado aos desafios da formação.

“Através desse módulo, especialmente voltado aos desafios da formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores no ambiente virtual, a Esmat reafirma seu compromisso com a qualidade de uma prestação jurisdicional eficaz, efetiva e humanista”, comentou.

Após a conclusão do Módulo III, os(as) alunos(as) avançarão para o Nível II da capacitação, que se concentra na formação e aprofundamento docente. Em agosto, eles terão a oportunidade de participar do Módulo IV, ministrado pelo professor Fábio Penezi Póvoa.

O curso de Formação de Formadores tem como objetivo principal o desenvolvimento contínuo de competências profissionais específicas para a docência e atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.

Destinada a magistrados(as) do Tocantins, magistrados(as) de outros estados e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense envolvidos(as) no planejamento e execução de ações de formação de juízes(as) e de servidores(as), a capacitação busca aprimorar a qualificação dos(as) profissionais que ministrarão aulas nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento no âmbito do Judiciário. Com uma carga horária total de 136 horas, o curso, que adota a modalidade híbrida, combinando atividades presenciais e à distância (EaD), seguirá até setembro deste ano.

Compartilhe este artigo