SES-TO inicia capacitação para publicação do livro Saúde Tocantins 2023

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Objetivo é abordar a situação epidemiológica de várias doenças e outros agravos de saúde no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu nessa quarta-feira, 14, uma palestra sobre a Formatação de Capítulos de Livro: de acordo com as normas da ABNT. A capacitação faz parte do processo de publicação do livro Saúde Tocantins – 2023, onde será abordada a situação epidemiológica de várias doenças e outros agravos de saúde no Estado, fornecendo análises críticas e reflexões sobre a condição atual da saúde pública no Tocantins.

A publicação é conduzida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), uma obra colaborativa produzida com o auxílio dos técnicos da SES-TO, em parceria com a Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). “A intenção é que esse material seja uma referência para os profissionais e gestores de saúde na elaboração de políticas e ações de saúde que atendam aos desafios contemporâneos que impactam a saúde da população tocantinense”, explicou a superintendente da SVS, Perciliana Joaquina Bezerra.

O bibliotecário técnico da ETSUS e consultor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Marcelo Diniz, ministrou o curso sobre a formatação de capítulos de livros, para os autores dos artigos que serão incluídos na obra. “Para assegurar a excelência deste projeto, estão sendo oferecidas diversas capacitações para apoiar a escrita e análise dos dados dos artigos que integrarão a obra. Dando início a essa série de formações, realizamos a primeira capacitação”, destacou.

O curso abordou as regras estabelecidas pela ABNT, para a produção de textos e a formatação adequada de capítulos de livros, trabalhando temas como: a estrutura física do livro (capa, folha de rosto, sumário, página de créditos, colofão – nota final), o uso de sistema antiplágio (detector de plágio), a padronização correta na elaboração de resumos, uso de ilustrações, citações e referências, além de depósito legal e direito autoral das produções, dentre outros.

Compartilhe este artigo