Faltando apenas um dia, a Secretaria da Cultura reforça sobre a importância dos gestores culturais se atentarem ao prazo final para o envio da documentação
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reforça aos gestores municipais do Estado que a data final para a adesão à Lei Paulo Gustavo (LPG) termina nesta terça-feira, 11 de julho. Faltando um dia para o fim do prazo de solicitação dos recursos, que termina às 23h59 de amanhã, 92 (66,19%) municípios já estão com o plano de ação autorizado, restando apenas 16 (11,51%). Esta é uma etapa imprescindível para adesão à LPG.
De acordo com o último levantamento realizado nesta manhã pelo Painel de Dados do MinC, das 139 cidades do Tocantins, 19 (13,67%) tiveram os planos enviados para análise; 11 (7,91%) ainda estão em complementação; e 1 (0,72%) em elaboração. A partir da análise e da aprovação do documento pelo Ministério da Cultura (MinC), o município assinará o termo de adesão à lei, um processo que indica a concordância dos solicitantes com os seus direitos e suas obrigações enquanto beneficiários. Em seguida, o recurso será liberado e as cidades poderão preparar e lançar seus editais, chamamentos públicos e outras formas de seleção pública.
O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, reforça a necessidade da adesão dos gestores municipais, a fim de garantir os repasses para o investimento na cultura de seus respectivos municípios. “A cultura nunca teve um aporte de recurso tão grande como agora e começa pela Lei Paulo Gustavo. O dia 11 de julho é o último prazo para apresentação do plano de ação dos municípios para que não percam esses recursos, então faço aqui um apelo aos prefeitos, aos secretários e aos diretores de cultura para que não percam esta data do dia 11 de julho e possam garantir esses recursos para fomentar a cultura em seus municípios”.
Último plantão
Para auxiliar os municípios que ainda não aderiram à lei, o Ministério da Cultura (MinC) criou um plantão nesta segunda-feira, até as 20 horas, para auxiliar aqueles que ainda demonstrem dificuldade para a realização do procedimento. O objetivo da ação é auxiliar gestores municipais a incluírem os planos na plataforma Transferegov. Para agendar um horário no plantão, os interessados devem acessar a plataforma virtual de agendamento e preencher um formulário. Um link de acesso à reunião do Google Meet com técnicos do Ministério da Cultura será encaminhado em seguida.