Ações ocorreram nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional
Em uma campanha denominada Doe Vida, grupos de motociclistas reforçaram os estoques da Hemorrede Tocantins. As atividades ocorreram de 28 de agosto a 2 de setembro, nos municípios de Araguaína, Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional. O encerramento, nesse sábado, 2, contou com uma motoata, com cerca de 100 motociclistas que foram até o Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), para doarem sangue.
“Ações como essa são sempre bem-vindas. Os nossos estoques estão geralmente abaixo do necessário, estamos articulando ações como esta para que possamos ter um estoque satisfatório, que possa atender todas as demandas dos hospitais públicos e privados, as cirurgias eletivas e que, em nenhum momento, venha a faltar”, destacou a responsável técnica pela captação de doadores, do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.
“Buscando contribuir com a captação de sangue no Tocantins, os grupos motociclísticos promoveram a segunda edição dessa ação que visa conscientizar a população da importância da doação de sangue, tendo em vista que o estoque de sangue está baixo e, este ano, a meta foi batida, conquistando o objetivo com centenas de doações”, ressaltou o vice-diretor do Moto Clube Esquadrão de Cristo Base Palmas, Fernando Lucas.
O presidente do Motoclube Viver Pra Rodar, Valdeir Braga, foi um dos doadores. “Infelizmente, as pessoas só vão doar sangue quando surge a necessidade da doação para um parente ou amigo. Precisamos mudar esse pensamento para que os nossos estoques não cheguem a níveis críticos, a importância da doação de sangue precisa ser feita durante todo o ano”, frisou.
Doação
Para ser doador de sangue, é necessário ter 18 anos completos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Além disso, é necessário prestar as informações verídicas para as equipes durante o procedimento de triagem, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, antes da doação.