A carreta de saúde Roda-Hans, unidade móvel para o combate à hanseníase, inicia os atendimentos para os moradores da região de saúde Capim Dourado, em Palmas, no período de 12 a 16 de setembro. A ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), das secretarias municipais de saúde, do Ministério da Saúde (MS) e da rede de Laboratórios Novartis, traz conscientização, diagnóstico precoce e encaminhamento do tratamento para a doença. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, que afeta os nervos e a pele. O tratamento é via oral e a cura começa a partir do momento que é iniciado, além disso também são interrompidas a transmissão da doença e suas complicações. Os atendimentos começam nesta semana, um dia após a capacitação teórica ofertada para médicos da região. “Esta ação tem como objetivo principal qualificar em serviço os profissionais médicos na avaliação clínica e no diagnóstico para hanseníase e, consequentemente, melhorar os serviços ofertados à população tocantinense”, afirmou a coordenadora estadual da hanseníase, Márcia Faria e Silva. Cronograma de atendimentos Os moradores da região de saúde Capim Dourado, composta pelas cidades de Palmas, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Santa Rosa, Silvanópolis, Mateiros, Ipueiras e Monte do Carmo, serão atendidos no Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, no endereço: Quadra 1.102 Sul, Rua NS B, 422 – Arse, CEP 77001-970.

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Inicialmente podem participar estudantes das escolas estaduais das superintendências regionais de Educação de Arraias, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína

Estão abertas, de 11 a 20 de setembro, as inscrições da Etapa Regional do 3° Canta Tocantins das Escolas Estaduais. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação é o maior evento de música estudantil do Estado e vai contemplar, nesta primeira fase, os estudantes de sete superintendências regionais de Educação.

Nesta primeira etapa, podem participar os alunos das escolas pertencentes às regionais de Arraias, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína. Para as unidades de ensino das superintendências de Palmas, Guaraí, Tocantinópolis, Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis, as inscrições começam no próximo dia 18 e vão até 27 de setembro.

Canta Tocantins tem como objetivo incentivar a prática da arte da música, democratizando e ampliando a participação dos estudantes em competições musicais. “Queremos dar a oportunidade para os nossos estudantes soltarem a voz e mostrarem seus talentos na música,  contribuindo assim para a difusão cultural  e para o fortalecimento socioemocional dos educandos da rede estadual”, destacou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

Como participar

As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail: cantatocantins@seduc.to.gov.br pelas unidades de ensino. Cada escola pode efetivar até duas inscrições, individual ou dupla, podendo ser uma na categoria Júnior (até 14 anos) e/ou outra na categoria Silver (a partir de 15 anos).

Para concorrer, a escola deve enviar vídeo gravado na vertical, com a duração de até 1 minuto, cantando à capela da música escolhida (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal) com formato MP4. O vídeo deverá ser nítido, sendo preferencialmente a qualidade do vídeo de, no mínimo, 480p. As músicas inscritas devem ser nacionais, de gêneros variados, não podendo fazer apologia do sexo, ser discriminatória ou ofensiva. Também é vedada a participação de bandas ou grupos musicais.

Além do vídeo, para efetivar a inscrição, a unidade de ensino deve enviar: formulário devidamente preenchido; autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e ainda uma foto digital, na vertical.

Competições

As competições serão realizadas no formato on-line e transmitidas diretamente no Instagram oficial @canta_tocantins. A seleção será por votação pública virtual no formato de duelos/disputas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a Etapa Estadual, que será realizada presencialmente, no mês de dezembro, em Araguatins.

Confira o calendário das competições:

De 2 a 7 de outubro – Arraias, Pedro Afonso e Paraíso do Tocantins;

De 9 a 14 de outubro – Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi;

De 16 a 21 de outubro – Araguaína;

De 23 a 28 de outubro – Palmas, Guaraí e Tocantinópolis;

De 30 de outubro a 4 de novembro – Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis.

Compartilhe este artigo