Governo de Tocantins desenvolve ações voltadas para a celebração do Dia Internacional da Paz nas escolas

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Ação ocorre neste sábado, 23, dia letivo escolar, em 21 escolas estaduais participantes do Programa de Escolas Associadas

As escolas estaduais do Tocantins que são participantes do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Tecnologia (Unesco) realizarão, neste sábado, 23, das 8 às 12 horas, ações voltadas para o “Dia Internacional da Paz”, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da paz na promoção de valores fundamentais de respeito, empatia e diálogo.

As unidades escolares associadas elaboram projeto com o objetivo de integrar ações aos pilares da Unesco, que são sustentabilidade e estilos de vida sustentáveis, cidadania global, cultura da paz e comunicação não-violenta, patrimônio cultural e a agenda 2030.

O Dia Internacional da Paz busca promover a cultura da paz e da não-violência em todo o mundo.  Segundo Luciana Fagundes Bastos de Carvalho, coordenadora da Rede PEA Unesco no Tocantins, as escolas estão preparando ações a serem desenvolvidas para a celebração da data. “As escolas participantes da Rede PEA Unesco estão empenhadas em participar ativamente da ação, envolvendo toda a comunidade escolar em atividades que promovam a paz mundial e sensibilizar as pessoas para a comunicação não-violenta”, destaca.

Entre as atividades previstas pelas escolas destacam-se a confecção do Manto e Bandeira da Paz, que servirão como símbolos do compromisso da comunidade escolar com a promoção da paz e da harmonia; palestras e apresentações culturais com a participação ativa da comunidade escolar e comunidade local.

Foram certificadas 21 escolas estaduais do Tocantins no dia 13 de setembro pela Rede PEA Unesco, passando a ser membro da Rede, e se comprometendo em contribuir para a missão da Unesco de construir a paz no mundo.

 

Comemoração ocorrerá no dia 23 de setembro, um sábado letivo escolar, com 21 escolas estaduais participantes – Unesco
Compartilhe este artigo