Tocantins encerra participação no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade com 32 medalhas

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Participação da delegação tocantinense na competição nacional, realizada em Minas Gerais, contou com o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, a delegação tocantinense formada por 20 atletas e membros da comissão técnica mostrou a força do esporte estadual em Lagoa Santa/MG, no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A Associação de Canoagem de Porto Nacional disputou a competição nacional com a sua equipe de alto rendimento e garantiu 32 medalhas para o Tocantins nas provas individuais e em equipes.

Um dos destaques da competição ficou por conta do quarteto feminino tocantinense, formado pelas atletas Edileia Matos, Gabriela Machado, Jennifer Rayelle e Síria Priscila, que conquistou ouro em duas provas, sendo as mais rápidas nos 200 metros. Já o masculino conquistou prata e bronze.

Mais do que pódios, o Campeonato Brasileiro trouxe para a Síria Priscila Mendes Reis um legado de superação. “Foi uma superação e, ao mesmo tempo, surpresa porque a competição foi muito dura. Eu me senti totalmente preparada, tive uma evolução muito grande em relação ao Brasileiro do ano passado. Estou feliz por representar a minha cidade Porto Nacional e o meu Estado”, destacou a atleta, que também conquistou a medalha de prata no K1 (caiaque individual) nos 200 metros.

Uma das revelações da edição do ano passado, Sebastião Lima, de apenas 12 anos, em 2023, conquistou o vice-campeonato nos 200 metros infantil, a prova mais veloz da modalidade. “Eu treinei bastante para chegar aqui e conquistar a medalha que eu sempre quis”, destacou o atleta.

A competição promovida pela Confederação Brasileira de Canoagem foi realizada entre os dias 20 e 25 de setembro e contou com a participação de 436 atletas, representando 43 equipes de todo o Brasil. A competição era classificatória para formação da delegação que vai disputar o Campeonato Sul-Americano. A Associação de Canoagem de Porto Nacional também teve uma atleta convocada para o Sul-Americano, a gaúcha Gabriela Machado, recentemente transferida para a canoagem tocantinense.

Síria Priscila Mendes garantiu a medalha de prata na distância mais veloz do caiaque, os 200 metros – Divulgação/Associação de Canoagem de Porto Nacional

Com apenas 12 anos, Sebastião Lima consagrou-se vice-campeão brasileiro nos 200 metros – Divulgação/Associação de Canoagem de Porto Nacional
Compartilhe este artigo