Primeiras visitas acontecem nas ETIs Fidêncio Bogo, localizada zona rural, e Eurídice Ferreira de Mello, em Taquaralto
Uma tarde reservada para conhecer de perto a realidade de duas grandes unidades de ensino da rede pública de Palmas. O primeiro destino desta última quarta-feira, 27, do secretário Municipal da Educação, professor Fábio Chaves, foi a zona rural onde está localizada a Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande. Acompanhado dos secretários-executivos, Diogo Vinícius e Maria Antônia Almeida, Chaves visitou as instalações da unidade educacional, conversou com os profissionais que atuam na escola, alunos e alguns familiares.
Guiados pelo secretário da ETI, Silvano Passos, os secretários que estavam ao lado da equipe técnica da área de obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed) puderam ver de perto a infraestrutura da unidade e o espaço que receberá um novo bloco de salas de aulas para melhor atender a demanda da região.
Percorrendo a unidade, professor Fábio ainda pôde acompanhar algumas atividades que são realizadas pela escola. Em cada ambiente visitado, os gestores puderam conhecer e prestigiar algumas dinâmicas promovidas pelos professores com os alunos. Em uma das salas de aulas visitadas, o secretário participou de uma roda interativa com as crianças da educação infantil. “Estou vivenciando neste espaço de conhecimento, um momento de muito estímulo às nossas crianças e de muita dedicação dos professores. Entrar numa sala cheia de crianças e ver a alegria no rostinho delas, é muito gratificante”, revelou o secretário, avaliando que a vista foi repleta de conversas, trocas de experiências e de muito aprendizado.
Antônio Trindade da Silva, 64 anos, morador de uma chácara que fica nas proximidades da escola, começou a trabalhar na unidade ainda na sua construção. Ele conta que viu como tudo começou. “Este lugar era só mato, quase não tinha morador nesta região. Depois que construiu a escola, muita coisa mudou. Hoje, moram muitas famílias que têm seus filhos que estudam aqui. Os meus filhos estudaram nesta escola e sinto muito orgulho disso. Hoje o secretário viu que a escola precisa crescer mais, pois tem muita criança na região e todos querem que os filhos estudem aqui. Senti firmeza nesse secretário, acho que a escola vai aumentar”, falou Antônio, que ajuda na manutenção das hortas e do paisagismo da unidade educacional.
Após visitar toda a estrutura da unidade e ouvir os educadores, o gestor aguardou a saída dos alunos para casa, pois queria conhecer como o transporte escolar é feito na zona rural. Professor Fábio entrou em um dos ônibus e conversou com os alunos. “Observei que os ônibus que levam as crianças para casa precisam de ar condicionado. E também vamos remodelar a rota de alguns deles, para que diminua o tempo do transporte para as casas”, observou o secretário, acrescentando que os ajustes no transporte também foi uma solicitação dos servidores que trabalham na unidade escolar.
Visita a ETI Eurídice de Mello
Saindo da zona rural, os gestores seguiram para a Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, situada no Jardim Aureny III. Logo na entrada, a equipe foi recebida pelos alunos fiscais e a equipe gestora da unidade que deram boas vindas aos visitantes.
Seguindo a programação, os secretários percorreram as instalações, observaram in loco algumas alterações que precisam ser feitas na estrutura física da unidade e conversaram com um grupo de educadores.
Num bate-papo, os secretários puderam ouvir os profissionais e também a diretora da ETI, Cícera Mota Soares. “A Semed é uma instituição que tem a função de colaborar com a gestão de todos vocês que estão nas escolas e estamos trabalhando para que isso aconteça de forma mais transparente e ágil. Queremos que os investimentos sejam adequadamente aplicados para que as nossas escolas obtenham os resultados almejados e essa é uma preocupação da gestão”, salientou o secretário Fábio Chaves, acrescentando que não se pode pensar em educação sem pensar no trabalho que as equipes que estão nas escolas fazem.
Para a diretora, a visita dos secretários e da equipe de obras na escola é mais uma demonstração de que a qualidade do ensino ofertado aos alunos é uma responsabilidade de todos. “A visita foi extremamente importante para a família Eurídice. Eles visitaram todas as instalações e pudemos fazer um apanhado geral das ações administrativas, financeiras e pedagógicas da gestão. Foi uma oportunidade também de apresentar as principais demandas, como a construção da passarela na entrada do bloco de esporte até o pátio, impedindo que os alunos se molhem no período chuvoso, cobertura da piscina infantil, implantação da energia solar, entre outras ações de manutenção do espaço escolar”, citou a diretora.