Edição deste ano é realizada em Brasília/DF e prossegue até o dia 8 de novembro
A delegação tocantinense estreou com conquista de medalhas no judô, no karatê e no atletismo, além de vitórias nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), para os estudantes-atletas de 12 a 14 anos das escolas públicas e privadas de todo o país. A edição deste ano é realizada em Brasília/DF e prossegue até o dia 8 de novembro.
Esse sábado, 28, foi o primeiro dia de competição e a primeira medalha para o Tocantins foi de bronze, da série prata no judô -44kg, conquistada pela estudante-atleta Cinthia Alves, do Cemil ETI Professora Margarida Lemos Gonçalves, de Palmas. Foram lutas acirradas e a conquista veio contra a atleta do Rio Grande do Norte.
A segunda medalha, de bronze, foi do karatê, com o estudante-atleta Murilo Noleto, da Escola Educandário Objetivo, de Araguaína. A outra medalha, também de bronze, na série prata, é do atleta da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema do Tocantins, Breno Glória, no atletismo, modalidade salto em distância.
Cinthia Alves contou que começou no judô há 7 anos, para acompanhar o irmão Celso, em uma aula experimental. “E eu me apaixonei, não consegui mais sair depois que eu vi que você tem disciplina no judô. Você conhece pessoas incríveis, a sua saúde melhora, seu pensamento melhora e tudo melhora. Eu sou faixa amarela ainda, mas, nestes sete anos, participei das maiores competições, o brasileiro, regional brasileiro e agora nos Jebs, meu último ano, e eu consegui medalha de bronze na série prata. Eu vim aqui para dar o meu melhor, igual a todo mundo. E deu certo, graças a Deus”.
Modalidades coletivas
As modalidades coletivas deste primeiro bloco também fizeram boas estreias. O time de vôlei de praia masculino venceu a partida por 2 x 1 contra o Maranhão, e o feminino venceu com o placar de 2 x 0 do time de Sergipe.
O futsal masculino também estreou com vitória de 5 x 3 do Rio de Janeiro e perdeu o segundo jogo para o Rio Grande do Sul, pelo placar de 3 x 4. O feminino venceu o Paraná por 3 x 1.
A equipe de basquete feminino perdeu o primeiro embate para o time do Mato Grosso, placar de 29 x 19. Neste domingo, 29, as equipes retornam às quadras para novas disputas no campeonato.
As equipes de judô, karatê, masculino e feminino, estrearam na competição e continuam no domingo buscando uma boa classificação entre os melhores do país.
Abertura
A Cerimônia de Abertura dos Jebs 2023 ocorreu na noite dessa sexta-feira, 27, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com a presença dos estudantes-atletas e técnicos representando as 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) que participam dos jogos nesta edição. No desfile das federações, as atletas do karatê, Giuliana Faile Ferreira Macedo, da Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem; e Ana Lua Salviano, da Escola Paroquial Cristo Rei, representaram o Tocantins.
Para o presidente do Comitê Olímpico Estadual (COE), da Superintendência de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e chefe da delegação tocantinense nos Jebs 2023, Leonardo Bernardes, é importante para o Tocantins participar da maior competição desportiva do Brasil. “Sinto-me muito feliz em participar desse evento com a delegação do nosso Estado, e, mais uma vez, realizando os sonhos dos nossos estudantes-atletas. Este evento com certeza ficará marcado na vida dos nossos adolescentes. A experiência que esses estudantes irão adquirir nessa competição irá contribuir integralmente para a formação social de cada um”, finalizou.