Escolas municipais promovem atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins
Ações são voltadas à conscientização acerca da importância da cultura negra na formação da identidade brasileira e ao combate ao racismo e desigualdade social

No Brasil, o dia 20 de novembro é dedicado às celebrações alusivas ao Dia da Consciência Negra, que visa a reflexão sobre a inclusão dos negros na sociedade brasileira. E para comemorar a data em Palmas as escolas da rede municipal de ensino promovem diversas atividades ressaltando a importância dessa celebração e reflexão sobre a cultura afro-brasileira, a história dos negros no Brasil e a luta contra o racismo.

A Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada na região Sul da Capital, iniciou o dia letivo com a culminância das ações do projeto ‘Consciência Negra’. Alunos e professores promoveram atividades artísticas voltadas à valorização da cultura africana, participando de um desfile de moda com roupas e tecidos que exaltavam a cultura afro, realizaram apresentações de danças e declamações de poemas, exaltando a cultura negra na formação da identidade brasileira e no combate ao racismo e desigualdade social. As apresentações comemorativas serão retomadas no período vespertino.

A Escola Municipal Darcy Ribeiro, na Arse 91, também promoveu na manhã desta segunda, 20, várias apresentações alusivas à data. As atividades incluíam dança, música e poesia, além de um desfile valorizando a diversidade cultural. As comemorações serão retomadas às 16 horas, quando os estudantes do período vespertino serão os protagonistas das apresentações.

A data comemorativa também foi celebrada na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, região norte de Palmas, onde os alunos que fazem parte do projeto de capoeira ‘Gingando’, conduzido por Mestre Bimba, realizaram apresentações de maculelê, tipo de dança e luta, com base na cultura afro-indígena-brasileira, que simula uma luta tribal usando bastões. Além das apresentações de danças e de uma roda de capoeira, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da cultura negra assistindo à palestra ‘Movimento Negro no Tocantins’, ministrada  pelos representantes do Grupo de Consciência Negra do Tocantins (Gruconto).

Ao longo da semana o Dia da Consciência Negra será referenciado nas diversas escolas e Cmeis da rede municipal de ensino.

 

 

Compartilhe este artigo