Frequentadores aprendem sobre enfermidade durante Janeiro Roxo
Na manhã desta sexta-feira, 12, os pacientes da Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol foram recepcionados com um evento dedicado à conscientização sobre os cuidados relacionados à hanseníase. A programação do Janeiro Roxo incluiu palestras, dinâmicas interativas e atendimentos médicos e de enfermagem específicos para abordar essa condição de saúde. Todos os frequentadores da unidade tiveram a oportunidade de participar e aprender mais sobre a enfermidade, promovendo assim a disseminação de informações essenciais para a prevenção e o cuidado adequado.
Uma das pacientes da unidade, Maria Salomé, 55 anos, moradora de Palmas há mais de 20 anos, conta que seu cunhado realizou o tratamento pela rede e já está curado, e que fica feliz que essas informações que foram tão importantes para ela, também sejam repassadas para outras pessoas. “Meu cunhado passou por todo o processo, o que fez com que a família toda se mobilizasse para ele se curar a doença. Hoje estou aqui para uma consulta e aproveitei para participar desse momento tão importante”.
A dona de casa Janette Araújo, 45 anos, ressalta que as campanhas realizadas em sua unidade sempre são positivas, com informações pertinentes e organizadas. “Gosto do atendimento aqui, bem humanizado. Tenho um amigo que faz o tratamento e está na luta contra a doença, então sei como é importante”, disse.
Segundo a coordenadora da unidade, Necy Carvalho, foi feita uma força-tarefa para comunicar os pacientes da ação, com agentes de saúde, servidores no geral e nos grupos de whatsapp das quadras, para que pudessem alcançar o maior número possível de pessoas. Necy ainda reforça que, além do atendimento de portas abertas para os usuários, é realizada uma busca ativa dos pacientes faltosos do tratamento da hanseníase para que retornem e voltem a se tratar adequadamente.
Campanha e programação
Ao longo da campanha, serão executadas ações de busca ativa de casos suspeitos em todas as regiões do município, acompanhadas por iniciativas educativas nas comunidades locais. Para fortalecer essas atividades, estão disponíveis materiais de divulgação, alcançando tanto os profissionais de saúde como a população. Confira a programação completa aqui.
Ainda nesta sexta, 12, a programação se estende para a USF Liberdade e a USF José Luiz Otaviani (Arno 33), com roda de conversa sobre prevenção, tratamento, incapacidades físicas e autocuidado. No sábado, às 16 horas, a USF da 108 Sul oferece atendimento e palestras de conscientização sobre a hanseníase.