Aulas funcionam na modalidade Monitoria PPL, quando um custodiado com conhecimento técnico ensina aos demais
Com foco na melhoria contínua, o Sistema Penal promoveu dois momentos importantes na Unidade Penal Regional de Palmas, com a inauguração de três novas salas de aula em anúncio feito durante aula inaugural de uma nova turma de Construção Civil no formato Monitoria PPL, nesta quinta-feira, 25. Os custodiados que participam destes cursos fazem jus à remição da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.
O secretário-executivo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Hélio Marques, destacou, durante o evento, a importância da ampliação dessas iniciativas educacionais como um passo para a ressocialização dos internos, enfatizando que “investir na educação dentro do Sistema Penal é investir na reinserção desses indivíduos na sociedade, promovendo uma transformação positiva e contribuindo para a redução da reincidência criminal”.
Também estiveram presentes o superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes; o gerente de Reintegração Social Trabalho e Renda do Preso e Egresso, Dilson Junior; o chefe da Unidade Penal Regional de Palmas, Maxsuel Mesquita; o diretor de Administração e Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Cléber Solano; o titular da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas, Allan Martins; os defensores públicos, Napociane Póvoa e Fabrício Brito; além de representantes da Secretaria de Estado da Educação.
Melhorias e ampliações
Destinadas aos 752 custodiados da unidade, com 37 m², e equipadas com computadores, projetores, quadros e banheiro, as salas proporcionarão condições ideais para atender simultaneamente 50 alunos. Essas foram construídas pelos custodiados durante cursos de capacitação em alvenaria e encanamento, sob a supervisão da equipe especializada da Unidade.
Importante destacar a contribuição do juiz da 4ª Vara de Execução Penal, Allan Martins Ferreira, que viabilizou doação de 10 computadores, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino.