Unidade Penal Regional de Palmas ganha novas salas e promove aula inaugural na área da Construção Civil

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Aulas funcionam na modalidade Monitoria PPL, quando um custodiado com conhecimento técnico ensina aos demais

Com foco na melhoria contínua, o Sistema Penal promoveu dois momentos importantes na Unidade Penal Regional de Palmas, com a inauguração de três novas salas de aula em anúncio feito durante aula inaugural de uma nova turma de Construção Civil no formato Monitoria PPL, nesta quinta-feira, 25. Os custodiados que participam destes cursos fazem jus à remição da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.

O secretário-executivo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Hélio Marques, destacou, durante o evento, a importância da ampliação dessas iniciativas educacionais como um passo para a ressocialização dos internos, enfatizando que “investir na educação dentro do Sistema Penal é investir na reinserção desses indivíduos na sociedade, promovendo uma transformação positiva e contribuindo para a redução da reincidência criminal”.

Também estiveram presentes o superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes; o gerente de Reintegração Social Trabalho e Renda do Preso e Egresso, Dilson Junior; o chefe da Unidade Penal Regional de Palmas, Maxsuel Mesquita; o diretor de Administração e Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Cléber Solano; o titular da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas, Allan Martins; os defensores públicos, Napociane Póvoa e Fabrício Brito; além de representantes da Secretaria de Estado da Educação.

Melhorias e ampliações

Destinadas aos 752 custodiados da unidade, com 37 m², e equipadas com computadores, projetores, quadros e banheiro, as salas proporcionarão condições ideais para atender simultaneamente 50 alunos. Essas foram construídas pelos custodiados durante cursos de capacitação em alvenaria e encanamento, sob a supervisão da equipe especializada da Unidade.

Importante destacar a contribuição do juiz da 4ª Vara de Execução Penal, Allan Martins Ferreira, que viabilizou doação de 10 computadores, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino.

Aulas funcionam na modalidade Monitoria PPL, quando um custodiado com conhecimento técnico ensina aos demais – Marcos Miranda/Governo do Tocantins

 

Compartilhe este artigo