Ação tem o objetivo de tranquilizar as mamães sobre como funciona a unidade e o ambiente hospitalar
Com o intuito de preparar as gestantes para o momento do parto, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), promoveu nessa quarta-feira, 24, uma visita guiada para 12 gestantes. Durante a atividade, as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense souberam como funciona o ambiente hospitalar, os fluxos de atendimento e equipes de profissionais, mostrando onde será realizado o procedimento, amenizando o estresse, insegurança e ansiedade que surge durante esse período.
O diretor-geral do HRPT, Diego Segger, relatou esse trabalho ofertas às gestantes a explicação sobre como funciona o serviço na unidade hospitalar. “Temos muitos profissionais que diariamente estão envolvidos para oferecer o melhor atendimento possível a essas mamães e suas famílias neste momento tão especial. E essa visita guiada tem sido fundamental para esclarecer as futuras mamães como funcionam os processos realizados pela nossa unidade hospitalar, proporcionando às novas vidas que chegam ao mundo sob seus cuidados”, afirmou.
Para a coordenadora da Humanização do HRPT, Renata Mikaellen, “esse trabalho tem o objetivo de concretizar da maneira mais humanizada a chegada do bebê para essas mamães. É um esforço coletivo para garantir que cada etapa, desde a preparação até o momento do parto e os cuidados pós-natais, sejam conduzidos com empatia e respeito, pois toda a equipe do HRPT está comprometida em tornar esse momento o mais especial e tranquilo possível para as famílias que confiam em nossos cuidados”, ressaltou.
A gestante Alcineia dos Santos, de 36 anos, expressou sua gratidão pela iniciativa. “O projeto da visita guiada, ao lado de outras gestantes, pediatras e obstetras, nos proporcionou o entendimento necessário para ficarmos mais tranquilas. E foi uma experiência maravilhosa e de grande valia para este momento tão especial, que é trazer a vida. Estou feliz em poder participar e entender todo o processo. É minha segunda gravidez, mas a última foi há 16 anos, então tudo é novo para nossa família. Estou confiante com esse lindo trabalho da visita guiada”, enfatizou.