No estande, orientações e atendimentos referentes ao assunto são feitos pela Secretaria e parceiros da iniciativa privada
A Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) participa pela primeira vez da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), que ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. E entre as propostas de abordagem ao público, traz informações e orientações referentes ao Saneamento Básico e a universalização da água no Tocantins.
Ao lado da BRK Ambiental e Hidroforte, prestadoras de serviço de água e saneamento no Estado, também presentes no estande da Secihd, a Secretaria tem como função definir ações de curto, médio e longo prazo que garantam a toda a população o acesso básico a esses serviços públicos.
O superintendente de Desenvolvimento Urbano, Gengiskan Alencar, explica que a participação na Agrotins visa apresentar ao público atuação em conjunto, para fortalecer as políticas públicas, e principalmente abrir caminhos para a universalização do Saneamento Básico no Tocantins.
“É fundamental que trabalhemos em estreita colaboração com os parceiros, municípios e a União para alcançar nossos objetivos comuns. Somente através da cooperação e coordenação entre os diferentes níveis de governo podemos superar os desafios e proporcionar um futuro melhor para a população e alcançar a universalização do Saneamento Básico no Tocantins”, afirmou.
Além de Saneamento, a Secretaria também apresenta na Agrotins ações de infraestrutura hídrica e Habitação de Interesse social.
Reunião com irrigantes do Projeto São João
Além dos atendimentos ao público da feira, a Secihd e representantes da Codevasf irão se reunir com os irrigantes do Projeto Polo de Fruticultura Irrigada São João para discutir o tema Desafios da Operação de um Projeto Público de Irrigação. O encontro está programado para esta quinta-feira, 16, às 15 horas, no auditório Jalapão – Pavilhão Roberto Sahium.
Esta ação faz parte da articulação do Governo do Estado com a Codevasf e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR) na elaboração de um plano integrado de reestruturação do Projeto de Irrigação São João.