Participantes respondem questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar
Na tarde desta segunda-feira, 24, os frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, no Jardim Aureny III, responderam ao Diagnóstico de Segurança Alimentar, e receberam orientações sobre como ter uma alimentação saudável e evitar problemas de saúde devido à má alimentação.
As orientações e o questionário foram disponibilizados para a comunidade por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) que realizou a ação em parceria com alunos do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
“Trouxemos para o Cras uma força tarefa sobre a segurança alimentar, foi um momento muito rico, em que discutimos com a comunidade sobre o consumo de alimentos in natura, ultraprocessados, processados, desperdício e aproveitamento integral dos alimentos”, esclareceu o gerente de SAN, Felipe Coelho.
Ainda de acordo com o técnico, todos os presentes responderam ao questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. “Estamos fazendo um mapeamento dos níveis de insegurança alimentar (leve, moderado e grave) na população e, para isso, temos visitado todos os Cras de Palmas e feito a aplicação dessa ferramenta”, destacou Coelho.
Após o diagnóstico a Gerência irá repassar os dados para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas (Comsea) para que as informações auxiliem na criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Município onde será elaborado o Plano Municipal de Segurança Alimentar.