Programação conta com workshop, festival cultural, inauguração de espaço da sociobiodiversidade e visitas aos atrativos naturais
O Jalapão desponta como um dos destinos mais cobiçados do Brasil para as férias. Conhecido por suas paisagens deslumbrantes, tradições e cultura, alguns dos principais atrativos naturais da região estão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Neste mês de julho, o parque conta com uma programação com enfoque na sustentabilidade e na educação ambiental com ações que visam proteger a biodiversidade local e também fomentar o desenvolvimento das comunidades que vivem na região.
Nesta semana, uma das atividades promovidas é o workshop Joias do Jalapão, que ocorre na zona urbana de Mateiros e no povoado Mumbuca. O foco é dar, aos artesãos locais, a oportunidade de aprimorar suas habilidades em técnicas de fotografia para redes sociais, uma ferramenta essencial para a divulgação e a comercialização de seus produtos artesanais. “Os artesãos da ACAPPM [Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros] puderam contar com técnicas de iluminação, objetos naturais para compor as fotos, entre outros. A Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins está em constante interação com este pessoal, procurando trazer técnicas que os envolvam e, claro, valorizem e fomentem suas produções”, destaca a guarda-parque do Instituto, Marina Morena.
Festival
Entre os dias 18 e 20 de julho, a praça do CAT, no centro de Mateiros, receberá o 1° Festival da Cultura Popular Jalapoeira. Conforme Andrea Lambertucci, do Varandas do Jalapão, que promove o festival, os objetivos são fortalecer, visibilizar e promover as Associações de Artesãos e Pequenos Produtores da região. Além disso, busca resgatar e acessibilizar a cultura tradicional jalapoeira, seu patrimônio material e imaterial.
O festival promete uma programação diversificada que inclui a inauguração do Espaço da Sociobiodiversidade, um centro integrado de educação ambiental do Naturatins. Este espaço será um ponto de referência para atividades educativas e de conscientização ambiental, reforçando o compromisso do Naturatins com a preservação e o desenvolvimento sustentável do Jalapão.
Dia no Parque
Promovida pela supervisão da APA do Jalapão, a programação do Um Dia no Parque na Cachoeira da Velha ocorrerá no dia 21 e pretende oferecer, aos visitantes, uma experiência única com a natureza, a contemplação das belezas e a biodiversidade do Jalapão.
Dunas e Serra do Espírito Santo
Por causa da alta demanda durante este mês, equipes do Naturatins intensificam as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento do atrativo, para recepção e orientação aos visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados.
O visitante não pode fazer uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros e alimentação. Não deve utilizar aparelhos musicais e sonoros nas dunas e no estacionamento. Além disso, não pode entrar com animais domésticos (exceção para cães-guia); e realizar qualquer tipo de coleta: fauna, flora, rochas ou outros recursos.
Para agendar a entrada nas Dunas e na Serra do Espírito Santo, é necessário apresentar o voucher, disponível para emissão neste link. A entrada só é permitida na presença de um Guia de Turismo ou de Condutor Ambiental Local. Turistas particulares devem adquirir o voucher por meio de uma Associação Local ou Cooperativa Turística credenciada.
Os horários de entrada variam entre 5 e 9 horas; e das 14 às 17h30 para as Dunas; Para a Serra do Espírito Santo, o horário vai das 5 às 9 horas; e das 14 às 16 horas. O limite de permanência é até as 11 horas pela manhã; e 18h30, à tarde.