Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Manoel Santos Rosal, de Pindorama do Tocantins, visitaram, na manhã desta quinta-feira, 14, a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Eles conversaram com o secretário da Educação, Fábio Vaz, apresentaram demandas e conheceram a dinâmica de reuniões e trabalhos que são desenvolvidos na Seduc.
Os estudantes foram recepcionados pela professora e chefe de gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, e a visita faz parte da premiação aos alunos que se destacaram na Olimpíada Interna de Matemática. Também fizeram parte do grupo de discentes, representantes do Grêmio Estudantil.
Na agenda de passeio, o grupo visitará a Assembleia Legislativa, a Praça dos Girassóis, o Palácio Araguaia e o shopping.
O secretário Fábio Vaz destacou o valor das ações realizadas nas escolas estaduais do Tocantins. “Ficamos felizes com a visita, gostamos dessa interação com os alunos, de ouvir o que eles pensam sobre a escola. Queremos que as boas práticas possam ser replicadas em outras instituições de ensino”, esclareceu.
Na ocasião, professores e estudantes falaram de algumas demandas da escola. O secretário Fábio Vaz afirmou que vai viabilizar novos aparelhos de ar-condicionado para a escola e falou sobre as ações que a Seduc está realizando para que a internet das instituições de ensino da rede estadual tenha um padrão de qualidade.
A aluna Emanuelly Marques Ribeiro, 13 anos, do 8º ano do ensino fundamental, foi escolhida para representar o papel de secretária da Educação durante a visita. “Eu gostei muito dessa experiência, de conhecer lugares, os setores da Educação, uma experiência importante para a vida”, frisou.
O estudante João Antônio Gonzaga, 16 anos, da 2ª série do ensino médio, representou o personagem de secretário-executivo. “Essa experiência me trouxe um novo ânimo, porque eu fiquei pensando que eu também poderei fazer parte dessa equipe. Eu só preciso estudar mais e acreditar no meu potencial. Eu agradeço essa oportunidade que a escola nos proporcionou”, ressaltou.
A professora de Matemática, Letícia Arantes, comentou que a Olimpíada Interna de Matemática foi realizada pela escola com sucesso e foi uma forma de preparar os estudantes para outras competições externas.