Entre os dias 11 e 14 de novembro, o Hospital Regional de Paraíso recebeu o segundo ciclo de palestras e ações correicionais sobre ‘Direitos e Deveres dos Servidores no Poder Disciplinar’. A iniciativa coordenada pela Corregedoria da Saúde tem como objetivo fortalecer o ambiente de trabalho ético e seguro, alinhado ao interesse público, promovendo a capacitação contínua dos servidores.
A corregedora da Saúde, Mayara Alves Maciel Lima Magalhães ressaltou a importância do evento. “É com grande satisfação que acompanhamos as atividades de capacitação no Hospital Regional de Paraíso, abordando temas de extrema relevância para o cotidiano dos servidores e das chefias. O papel do gestor no poder hierárquico e disciplinar é essencial para garantir um ambiente de trabalho justo e seguro que promova o interesse público. Nossa intenção é apoiar as chefias para que liderem com responsabilidade, servindo de exemplo para suas equipes e mantendo a integridade dos serviços prestados. Queremos que cada servidor conheça seus direitos, mas, principalmente, compreenda a importância do cumprimento de seus deveres”.
Assistente de serviço de saúde, há 13 anos, no HRPT, Gilciane Barroso Macedo lembrou os aspectos fundamentais no exercício profissional. “Esclarecemos muitas coisas sobre nossos deveres que, por vezes, esquecemos no dia a dia. Essa atualização nos ajuda a reforçar nosso comprometimento com a instituição e com o bom atendimento aos pacientes,” comentou.
A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Maria Lúcia Alves, destacou a relevância de seguir as normas e rotinas da instituição. “Servidor público não é intocável – precisamos respeitar as normas e rotinas da instituição, pois este é um serviço de seriedade e grande importância para a sociedade. Especialmente para aqueles que possuem mais de um contrato de trabalho, é essencial compreender que a lei respalda os coordenadores na cobrança do cumprimento das regras”.
O diretor-geral do HRPT, Diego Segger, pontuou que “compreender e praticar os direitos e deveres é essencial para a harmonia no ambiente de trabalho e para a qualidade dos serviços oferecidos. A segurança e o bem-estar da equipe refletem diretamente na excelência do atendimento aos usuários, que é nosso principal compromisso,” afirmou Segger.