Professora tocantinense recebe medalha em Brasília por projeto de detecção de asteroides com a NASA

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Em uma cerimônia marcada pela valorização da ciência cidadã, a professora Daiana Rocha, do Colégio Cívico-Militar (CCM) Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, recebeu no último dia 9, uma medalha no Museu Nacional da República, em Brasília. O evento integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e celebrou as conquistas do programa “Caça Asteroides MCTI”, realizado em parceria com a NASA, destacando-se como uma importante contribuição ao conhecimento científico e ao engajamento de estudantes na astronomia.

Daiana lidera o projeto “Guardiões Galácticos – Caçando Asteroides para a NASA”, que tem como foco preparar e orientar estudantes na participação de programas de ciência cidadã. Durante o projeto, os estudantes são desafiados a identificar asteroides e sistemas protoplanetários reais, contribuindo para a pesquisa científica global e despertando um interesse mais profundo pela astronomia.

“Eu criei o projeto para oferecer aos estudantes a chance de participar ativamente da ciência, realizando descobertas reais. Fico muito feliz por ver nossos alunos fazendo contribuições tão significativas para o mundo científico”, destacou Daiana Rocha. Para ela, um dos maiores objetivos é despertar o interesse de mais jovens pela ciência. O projeto já registra um aumento no número de participantes, com novos alunos se integrando constantemente.

Os esforços dos “Guardiões Galácticos” resultaram na detecção de sete asteroides que foram inseridos na lista de detecções preliminares. Esta conquista rendeu aos estudantes medalhas e certificados emitidos pelo IASC/NASA Partner, reconhecendo suas contribuições para a astronomia. Embora os alunos não tenham podido participar presencialmente da cerimônia, a professora Daiana e a coordenadora pedagógica do colégio, Aline Franco, receberam as premiações em nome do grupo, representando não só o colégio CCM, mas o estado do Tocantins.

A estudante Laiane Queiroz, da turma 13.02, compartilhou a emoção de participar do projeto. “Caçar asteroides foi uma experiência inesquecível. Quando encontrei um pela primeira vez, foi como se eu fosse uma astronauta descobrindo um novo planeta. As aulas foram sensacionais e só aumentaram meu amor pela astronomia”, relatou.

Sobre o Programa

O programa “Caça Asteroides MCTI” é uma extensão brasileira do projeto global da IASC, com apoio da NASA e parcerias com órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT). Por meio da colaboração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e secretarias de educação. Essas  iniciativas visam engajar a sociedade na prática científica, promovendo o conhecimento e a pesquisa com impacto global.

Compartilhe este artigo