Três estudantes do ensino médio do Tocantins receberam Medalha de Destaque Regional na 2ª edição da Olimpíada de Português. São eles: Guilherme Azevedo Silva, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, de Augustinópolis; José Gabriel de Sousa Renz, do Colégio Militar Otacílio Marques Rosal, de Cristalândia, e Nícolas Noleto Ribeiro, do Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, de Araguaína. Esse resultado reforça o trabalho do Governo do Tocantins que, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oferta um ensino de qualidade.
A olimpíada foi destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de instituições de ensino públicas e privadas. A competição foi realizada em duas fases, com provas objetivas e mistas.
Dentre os objetivos do certame estão o de promover o conhecimento da Língua Portuguesa, apresentar questões que exercitam a capacidade interpretativa e comunicativa dos alunos e fomentar a leitura de obras clássicas da literatura em Língua Portuguesa.
Prêmios
Os estudantes que alcançaram os melhores resultados foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. A premiação foi dividida em duas categorias: nacional e destaque regional.
A olimpíada é organizada pelo Instituto Philotimia, em parceira com a Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e o Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.
Experiência da escola de Araguaína
O estudante Nícolas está concluindo o ensino médio e fala de sua satisfação com o resultado. “Ser destaque regional foi uma surpresa para mim, na verdade não achava que eu tinha me saído bem o suficiente nem para alcançar o certificado de menção honrosa. O meu interesse pela Língua Portuguesa começou quando passei a estudar redação e entender os recursos que eu tinha para usar as palavras e formar o texto”, contou.
A professora Ildoclecia Pessoa Macedo, que leciona Língua Portuguesa, comentou sobre o desempenho do estudante nas provas. “Nícolas é um aluno muito dedicado, ele se destaca na área de linguagens, leitura e escrita. Ficamos extremamente felizes com o resultado da Olimpíada de Português e a forma como ele se destacou”, comentou.
A professora Márcia Regina Silva Freitas, coordenadora da área de Linguagens, falou sobre a participação da escola. “O Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida inscreveu 40 estudantes das três séries do ensino médio. Em maio houve a primeira fase, que ocorreu na própria unidade escolar. Desses estudantes, dois foram classificados para participar da segunda fase, que ocorreu em agosto passado, e o estudante Nícolas recebeu a Medalha de Destaque Regional. E isso foi motivo de muita alegria para todos nós”, ressaltou.
Na escola, os estudantes são estimulados a participarem de provas externas. Com esse intuito, as aulas da área de linguagens são planejadas com leitura de textos literários e de gêneros textuais diversos, com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para a interpretação de textos.
Experiência da escola de Augustinópolis
O professor Petronio da Silva Lima, de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, explicou o significado desse prêmio para a escola. “É uma oportunidade de valorizar seu trabalho educativo e inspirar outros alunos, criando um ambiente que promova o desenvolvimento de talentos e o comprometimento com o aprendizado. Isso contribui para a construção de uma cultura de valorização do conhecimento e da competência dentro e fora do ambiente escolar”.
O estudante Guilherme tem 17 anos e está cursando a 2ª série do ensino médio. Na escola, ele é considerado um excelente aluno. “Eu realmente não estava esperando por essa premiação, foi uma surpresa, mas fiquei muito feliz em ter sido destaque na regional”, contou.
E sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da olimpíada, Guilherme fez suas considerações. “Eu percebi o quanto a Língua Portuguesa mudou de alguns séculos para cá e como ela foi se transformando no decorrer do tempo, e também vi algumas fases da linguagem dos povos nativos”, observou.