SES-TO apresenta o planejamento da rede de laboratórios entomoparasitológicos

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizou na segunda-feira, 02, uma reunião técnica com profissionais e gestores, com o objetivo de apresentar os resultados alcançados pela Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos em 2024 e discutir estratégias para seu fortalecimento e ampliação em 2025. O evento reuniu técnicos das gerências de Doenças Tropicais Negligenciadas, Vigilância das Arboviroses e Vigilância de Doenças Vetoriais e Zoonoses, além da equipe do Laboratório Estadual de Entomologia.

A rede estadual conta com 118 laboratórios municipais, equipados com as condições mínimas necessárias para análises laboratoriais, como ambientes exclusivos, pias de lavagem e mobiliários adequados. Além disso, há 21 salas de identificação municipais e o Laboratório de Referência Estadual de Entomologia Médica, situado em Palmas, que desempenha um papel estratégico ao coordenar, supervisionar e monitorar todas as atividades realizadas nos laboratórios municipais e salas de identificação.

A bióloga Sarah Ellen Pereira da Silva Aires destacou a distribuição de 10.426 insumos laboratoriais pelo Laboratório Estadual de Entomologia em 2024, permitindo o processamento de 23.296 amostras de vetores e escorpiões de importância médica. “Esses resultados foram fundamentais para garantir o funcionamento eficaz dos laboratórios municipais e das salas de identificação”.

Perspectivas para 2025

Entre os principais objetivos traçados para o próximo ano está a implantação da política da rede de laboratórios entomoparasitológicos; a realização da IX Reunião Anual da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos; a distribuição de equipamentos de microscopia; a transformação de salas de identificação em laboratórios completos e a publicação do Perfil da Rede: Relatório técnico detalhado sobre a configuração atual e os avanços alcançados.

A condução das apresentações ficou a cargo do responsável pela Gerência do Laboratório Estadual de Entomologia, Rogério Rios Coelho, que detalhou os resultados obtidos em 2024 e as perspectivas para 2025. “Com a ampliação da infraestrutura e a consolidação de políticas específicas, a Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos espera aumentar sua capacidade de resposta no monitoramento e controle de doenças transmitidas por vetores, contribuindo significativamente para a saúde pública no Tocantins”.

Compartilhe este artigo