A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira, 05, o “Concerto de Encerramento” da Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Paraíso, com entrada gratuita e contou também com a participação do coral infanto-juvenil do Projeto Acolher, programa vinculado a Secretaria de Assistência Social e Habitação.
A Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins é um projeto criado pela Seduc, sediado na Escola Estadual Amâncio de Moraes, desde 18 de novembro de 2013, com o intuito de fomentar a música na sua
essência, proporcionando aos estudantes um espaço de desenvolvimento de suas habilidades musicais, como também divulgar ao público a música erudita e popular. Participam da orquestra estudantes a partir de 10 anos, instrumentistas de cordas, madeiras e metais.
De acordo com a maestra da orquestra, Dorinha Brandalise, o projeto tem transformado a vida de muitos jovens. “Além da musicalização, o projeto contribui para a transformação dos jovens em diversos aspectos, como na questão da sociabilidade. Estudar uma música não é só aprender a ler partitura, mas também é estar junto, é saber quando tem que ficar em silêncio enquanto o outro toca, é tocar junto no mesmo ritmo, eles aprendem e melhoram as relações sociais, a concentração, as habilidades cognitivas”.
“O projeto tem atendido até hoje aproximadamente os 200 estudantes. Desses muitos tocam hoje em igrejas, tocam em eventos familiares. Tem alunos que ensinam música ou que conseguiram continuar na escala de música, nos estudos musicais. Nós temos estudantes no projeto que são monitores, porque eles já desenvolveram conhecimento, são capazes de reger, de interpretar uma música solo, e tudo fruto desse trabalho. É um projeto grandioso”, completou a professora.