HRA realiza treinamento sobre aprimoramento em cuidados com vias aéreas de paciente

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Entre os dias 09, 10, 11 e 16 de dezembro, acontece no Hospital Regional de Araguaína (HRA), o treinamento ‘Aprimoramento em cuidados com vias aéreas’. O evento realizado no auditório, com turmas manhã, tarde e noite, contempla, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O treinamento destaca tanto vias aéreas superiores, quanto as inferiores. “um dos objetivos é aprimorar o conhecimento, as técnicas dos profissionais que laboram na unidade, quanto aos procedimentos e a relação ao protocolo institucional que deve ser seguido por estes profissionais, para que a gente consiga, em conjunto, com a sintonia e com a equipe de enfermagem e fisioterapia, atingir os melhores resultados possíveis nos cuidados aos pacientes que são assistidos”, explicou o enfermeiro Vannusso Menezes

“A ideia então é aprimorar as boas práticas. Quando falamos das boas práticas para o paciente respiratório, são situações que envolvem tanto a ventilação como a oxigenação. Então, os temas são manter a via aérea do paciente ventilada para que ele consiga respirar com tranquilidade e então depois entramos com o critério da aspiração. Outra pauta é o oxigênio terapia, melhorar as trocas gasosas desse paciente, então entender o funcionamento de cada dispositivo e recurso que temos dentro do hospital, que é ofertado, para que melhore a oxigenação. A prevenção e o controle de infecções, cuidados de higienização, de limpeza dos pacientes que estão ostomizados, são outros temas abordados”, afirmou o fisioterapeuta, Santo Ézio.

A técnica de enfermagem Iara Guedes disse que gostou muito de participar. “Para mim foi excelente. Muito importante, tirei várias dúvidas e aprendi bastante”.

“São situações que podemos nos deparar no dia a dia, e às vezes gera uma discussão, quem vai fazer, o técnico ou o enfermeiro, mas todos devem estar atentos e ofertar o melhor, pois o objetivo é o paciente”, destacou a técnica de enfermagem, Samara Carvalho.

Compartilhe este artigo