Projetos do Governo do Tocantins vencem Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública do Consórcio Brasil Central

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

O Governo do Tocantins obteve reconhecimento no Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública da Região do Consórcio Brasil Central (BrC) com a vitória de três projetos. A premiação, atualmente em sua 3ª edição, tem como objetivo valorizar iniciativas que refletem a dedicação dos servidores públicos em encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios da segurança pública. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 10, no site oficial da premiação.

“Nos honra que práticas tão importantes de reforço à segurança do nosso Estado tenham sido reconhecidas por um prêmio como esse. Quando assumimos a missão de fortalecer o combate a práticas criminosas no Tocantins, sempre nos atentamos em apoiar métodos resolutivos, que possuem capacidade de transformar as nossas cidades em lugares mais seguros para se viver”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Projetos classificados

Conforme a organização, participaram do prêmio servidores das administrações públicas diretas e indiretas dos entes consorciados (Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins), com um total de 174 projetos em categorias como Inovação Tecnológica, Prevenção do Crime, Policiamento Humanizado, Segurança Cibernética, entre outras. Os vencedores foram os três destaques de cada unidade federativa consorciada. O Tocantins apresentou 18 projetos.

Trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) ficaram em primeiro e terceiro lugares. Os projetos são: Sistema de Operações do Corpo de Bombeiros (SiOCB); e Fortalecendo a Segurança Pública: Capacitação e Desenvolvimento Profissional através da Parceria Unitins/CBMTO nos cursos de Tecnologia e Extensão, respectivamente. Ambas as propostas destacam a inovação no uso de tecnologia para melhorar a coordenação e a eficiência das operações do Corpo de Bombeiros, seja na garantia de respostas mais ágeis em situações de emergência no Estado ou no aperfeiçoamento dos servidores que atuam na corporação.

“É gratificante ver o Corpo de Bombeiros do Tocantins ser reconhecido como referência em Boas Práticas pelo Consórcio do Brasil Central. Isso reflete nosso compromisso com a qualificação e a inovação na segurança pública do Tocantins. Hoje, o SiOCB é um sistema consolidado e vários estados já nos solicitaram apoio. Temos que agradecer e parabenizar toda a nossa equipe de TI [Tecnologia da Informação], na pessoa do sargento Finisterre; do tenente-coronel Elton; do sargento V. Morais; do aluno Shua Paiva e demais colegas que compõem todo o time. Estamos sempre buscando a melhor capacitação para os nossos agentes”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Peterson Ornelas.

Já o segundo lugar foi conquistado pelo projeto Redução sem precedentes de crimes de roubo, de autoria do delegado Fellipe Crivelaro, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). “A premiação é um reconhecimento às boas práticas desenvolvidas pela Delegacia de Repressão a Roubos de Araguaína que tem feito um excelente trabalho, contribuindo efetivamente para a redução dos índices de roubos na cidade. Isso é uma honra, não só para a Polícia Civil, mas para toda a população que é a grande beneficiada”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou a importância da premiação e da parceria da Universidade. “Essa premiação é uma grande conquista para o estado. A Unitins é uma parceira ativa nas iniciativas de melhoria das condições de segurança e bem-estar social, com destaque para o apoio à implementação de projetos que atendem diretamente as necessidades da comunidade tocantinense”, frisou.

Premiação

Os projetos vencedores, além do reconhecimento, também receberam prêmios em dinheiro que valorizam o esforço de seus idealizadores, um certificado e uma placa de homenagem. Todos os classificados serão homenageados em uma cerimônia de premiação prevista para o primeiro trimestre de 2025. Além disso, o Consórcio lançará uma coletânea detalhando os projetos, ampliando a disseminação das boas práticas identificadas.

Compartilhe este artigo