Atletas de Palmas, Araguaína, Augustinópolis, Miracema e Monte Santo representarão o Tocantins em São Paulo/SP, nesta terça-feira, 31, na prova mais tradicional do Brasil: a 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. A participação da delegação estadual conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju).
Os competidores embarcaram nesta sexta-feira, 27, em frente ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A prova será realizada na Avenida Paulista, com um percurso de 15 km.
“Todos os anos, a São Silvestre já faz parte do nosso calendário. Essa é a corrida mais popular e tradicional do Brasil e claro que estaremos na torcida pelos nossos atletas. A corrida de rua vem ganhando força em nosso estado e seguiremos fortalecendo a participação dos tocantinenses em provas dentro e fora do Tocantins”, destacou o secretário-executivo dos Esportes e Juventude, Fraudneis Fiomare.
Desde 1997, o Governo do Tocantins viabiliza a participação dos atletas do estado com o apoio logístico. “Quero agradecer à Seju e ao nosso governador Wanderlei Barbosa por mais esse apoio aos nossos atletas, em mais uma participação em São Paulo”, enfatizou o presidente da Associação Palmense dos Corredores de Rua (APCR), Luiz dos Reis.
O atleta Bernardino de Abreu Neto fará a sua estreia em uma das corridas de rua mais tradicionais da América Latina. “A expectativa é muito grande, já que essa é a principal corrida de rua do país, no último dia do ano, para fechar as atividades esportivas. Quero representar bem o Tocantins, concluir a prova e ter um bom desempenho”, ressaltou.
A atleta Luana Pereira já é veterana na prova que percorrerá as principais avenidas de São Paulo. “Já é o sexto ano que vou para a São Silvestre. Cada ano é uma emoção, uma satisfação representar bem o nosso estado em uma corrida tão importante em âmbito nacional”, pontuou.
O atleta e vice-presidente da Federação de Atletismo do Tocantins (Fato), Benone dos Santos, coleciona em sua trajetória mais de 20 participações na principal prova da modalidade no país e mostra confiança na 99ª edição. “Estou indo para a minha 24ª edição da São Silvestre e pretendo fazer um dos melhores resultados do Tocantins e entre os brasileiros”, reforçou.