Empresa ainda atua por requisição da Agência de Transporte Coletivo de Palmas, mas estaria sem receber desde fevereiro. Manhã chuvosa e demora atrapalhou a vida dos usuários.
Nesta terça-feira (18) muitos moradores de bairros na região sul de Palmas mais uma vez enfrentaram dificuldade para utilizar o transporte público. Desta vez a demora aconteceu porque uma das empresas, a Viacap, suspendeu o serviço por falta de repasses do município.
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou, em nota, que está em contato com a empresa para buscar uma solução que não prejudique o fluxo do transporte urbano coletivo da Capital e está em negociação para o fim da requisição de serviços. (Veja nota completa abaixo)
Dezenas de pessoas se acumularam em pontos e tiveram de buscar outros abrigos por causa da demora dos coletivos e da chuva. Um grupo teve que se abrigar em uma igreja após ficar esperando ônibus no Taquari por uma hora.
Os problemas no transporte coletivo são antigos, mas as reclamações aumentaram desde que município assumiu totalmente serviço em fevereiro.
O presidente do sindicato dos motoristas, José Antônio, explicou que mais de 40 motoristas não puderam trabalhar nesta terça-feira (18). Segundo ele, os veículos da empresa fazem as rotas do Eixão, TO-050 e principalmente em linhas que atendem bairros da região sul da capital.
“A prefeitura assumiu o sistema, mas a empresa ainda estava operando por meio de uma requisição de mão de obra desde janeiro. Agora eles pararam porque a prefeitura não está pagando”, contou.
A falta de pagamento foi confirmada pelo gerente da empresa, Cezar Luiz Miranda Caetano. Ele disse que o último pagamento que a empresa recebeu foi no dia 17 de fevereiro, mas referente ao serviço prestado em janeiro.
“Ficou inviável. Fizemos algumas reuniões e tratativas, a última foi no dia 12, quarta-feira passada, com o pessoal da Agência. Ficaram de dar o retorno e não falaram nada. Então fizemos o comunicado informando que o combustível acabou e só tinha viabilidade de rodar até segunda-feira”, afirmou.