Evento capacitou mais de 350 gestores das unidades de ensino do Tocantins para conduzir o processo de avaliação pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Com o objetivo de capacitar os gestores para conduzir o processo de avaliação pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu um encontro com mais de 350 gestores das unidades de ensino do Tocantins. O encontro teve início na quinta-feira, 27, e encerrou na sexta-feira, 28, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
Além das palestras sobre liderança e avaliação escolar, prevenção e combate ao assédio em ambiente escolar, foram realizadas salas temáticas sobre os planos de trabalhos com o IDEB Mais, encerrando com informes e apresentação de diretorias e superintendências da Seduc.
Na programação da quinta-feira foi lançado o Ideb Mais, um programa de bonificação anual de incentivo aos profissionais da rede estadual de ensino, como parte das estratégias do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, ressaltou que o evento foi realizado antes do início das aulas do segundo semestre para instrumentalizar os gestores, deixá-los motivados e engajados na proposta pedagógica da escola em prol da melhoria dos indicadores. “Tivemos palestras que abordaram a questão da liderança e gestão, e nas salas tivemos abordagens sobre o plano de trabalho, como é que cada um tem que conduzir em prol da melhoria dos indicadores. Encerramos esses dois dias de trabalho muito satisfeitos, conversamos com muitos gestores, tivemos muito feedbacks positivos e a gente acredita realmente que serão meses intensos em que eles vão trabalhar antes, durante e depois da prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] em prol da melhoria dos indicadores”.
Salas temáticas
As salas proporcionaram conhecimento que ajudará a liderar os processos de atendimento educacional, para elevar o desempenho e a qualidade da educação que os gestores oferecem nas unidades escolares.
A diretora do Colégio Estadual João Dias Sobrinho, de Divinópolis, Lucides Vieira, frisou que o encontro com líderes da Seduc proporcionou aos participantes momentos de interação e informações sobre o Saeb e o Ideb Mais. “Uma oportunidade para vermos de perto uma melhor forma para trabalhar com nossos alunos, com a nossa equipe escolar, e sabemos da importância desta formação, porque por meio dela fortalecemos o aprendizado e também mostrando os nossos resultados. Tivemos uma condução na formação muito eficiente no esclarecimento das dúvidas, referente ao Ideb Mais e mostrando todos os indicadores que serão trabalhados para que os nossos alunos tenham êxito nas suas avaliações”.
Para o diretor da Escola Estadual Modelo, de Araguaína, Sandro Sousa Oliveira, o evento abriu novos horizontes para que os gestores pudessem se articular com as equipes, melhorando o processo de gestão dentro da escola para poder atingir os objetivos. “As oficinas foram de grande relevância porque propiciaram também a troca de experiência com todos os colegas gestores que trabalham na educação, não somente de uma regional. Eu quero parabenizar a Seduc e o Governo do Tocantins; nós precisamos muito de mais momentos como estes. Com certeza nós estamos com novas visões para fazer nosso planejamento de uma forma mais positiva e melhor dentro da escola para motivar, mobilizar e fazer a busca desse objetivo com toda a equipe”.
Proteção da criança e do adolescente
O procurador da Infância e Juventude do Ministério Público do Tocantins, Sidney Fiori Júnior, ministrou a palestra “Dever de comunicação da violência contra a Criança e o adolescente” e ressaltou os direitos da criança e do adolescente, apresentando leis que tratam da proteção infantil.
Sidney Fiori Júnior apresentou os dados e procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeitas de violência envolvendo crianças e adolescentes. “As escolas devem estabelecer as rotinas a serem seguidas. Quem deve ser comunicado, onde levar, quem acionar. É preciso haver um fluxo adequado para casos como esses. A escuta especializada é um procedimento sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima. É preciso que haja uma comunicação entre a saúde, a assistência social, a educação, o esporte, a cultura, o lazer, o Ministério Público, o Conselho Tutelar e a polícia. Todos formando uma rede de proteção, um sistema de garantia de direitos”, destacou o procurador.