Ruraltins inicia projeto para o I Seminário da Agricultura Familiar que ocorrerá em Natividade, dia 1 de setembro

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

O evento tem como objetivo fomentar o conhecimento, a troca de experiências e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

O município de Natividade, localizado na região sudeste do Tocantins, se prepara para sediar o I Seminário da Agricultura Familiar, uma iniciativa promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), que ocorrerá em 1 de setembro a partir das oito horas no auditório do Colégio Agropecuário de Natividade.

Com uma programação intensa e diversificada, o evento tem como objetivo fomentar o conhecimento, a troca de experiências e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

Uma das temáticas centrais do seminário será a apicultura e meliponicultura, que irá abordar o cultivo de abelhas tradicionais e sem ferrão. A atividade de meliponicultura já está em andamento, marcada pela construção do apiário no Colégio Agropecuário de Natividade, que envolveu alunos, professores e contou com o apoio técnico do escritório central do Ruraltins, com destaque para o trabalho do especialista em Logística, Célio James.

Célio James ressaltou a importância da construção do apiário como uma oportunidade para os alunos vivenciarem o cultivo de abelhas sem ferrão e se familiarizarem com as diferentes espécies presentes. “Essa experiência proporciona um aprendizado prático e valoriza a preservação desses polinizadores tão cruciais para a biodiversidade e a produção agrícola”, disse o técnico.

Para o Professor e Coordenador de Área do Colégio Agropecuário de Natividade, Thiago Alberione, “a incorporação do projeto de meliponicultura enriquece o conhecimento dos alunos, e sensibiliza-os para a relevância da atividade apícola”, frisou o Professor. Ele destacou que “essa conscientização contribui para a sustentabilidade ambiental e para a preservação das abelhas, que desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas e na segurança alimentar global”, explicou Thiago.

A programação do seminário está dividida em períodos da manhã e tarde, e garante uma abordagem abrangente sobre diversos temas relevantes para a agricultura familiar.

Os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, oficinas práticas, troca de experiências e debates com especialistas da área. A diversidade de assuntos a serem tratados reflete a importância da agricultura familiar no contexto local e global, englobando desde questões técnicas até socioeconômicas.

O I Seminário da Agricultura Familiar em Natividade, Tocantins, promete ser um marco para a região, unindo conhecimento, sustentabilidade e o fortalecimento das práticas agrícolas tradicionais. Com a inclusão da meliponicultura como uma das temáticas centrais, os organizadores demonstram a preocupação com a educação, conscientização e preservação ambiental, promovendo um evento que impacta positivamente não apenas os participantes, mas também a comunidade em geral.

 

PROGRAMAÇÃO

08h30 – COFFEE BREAK

09h00 – Plantio Direto

Palestrante: Edmilson Rodrigues – Engenheiro Agrônomo

09h40 – Integração Lavoura Pecuária Floresta

Palestrante: Edmilson Rodrigues – Engenheiro Agrônomo

 

10h20 – INTERVALO

10h40 – Formação e Manutenção de Pastagem

Palestrante: Ueslei Silva Mazoni – Médico Veterinário

13h00 – Adubação Verde

Palestrante: Regina Araújo de Oliveira – Engenheira Agrônoma

13h40 – Cultura do Açafrão

Palestrante: Kin Gomides – Engenheiro Agrônomo

14h40 – Apicultura e Meliponicultura

Palestrante: Guilberto Ferreira – Técnico Agropecuário

Compartilhe este artigo