Governo do Tocantins realiza reunião com representantes do trade turístico para discutir proposta de desenvolvimento relacionada aos atrativos públicos do Jalapão

Midia News Tocantins
Midia News Tocantins

Engajamento de empresários que desenvolvem atividades comerciais ligadas ao turismo na região é fundamental para aprofundar o diálogo sobre futuros projetos

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), realizou uma reunião entre lideranças do poder público estadual e representantes do trade turístico com atuação no Jalapão. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, nessa terça-feira, 14, em Palmas, e contou com a participação de empresários do ramo hoteleiro, gastronômico, de transportes, de agências de viagens, e demais atividades comerciais ligadas ao turismo, com o objetivo de dialogar a respeito de propostas de trabalho relacionadas ao desenvolvimento dos atrativos públicos desta região.

Na condução da reunião, o secretário da SPI/TO, Thomas Jefferson, explicou que no momento o intuito é discutir formas de melhor administrar os três atrativos turísticos de responsabilidade do Estado no Jalapão, sendo eles: Serra do Espírito Santo, Dunas e Cachoeira da Velha/Fazenda Triagro. O secretário destacou ainda que, para o Governo, as decisões a serem direcionadas a um futuro projeto dependem das sugestões e contribuições das comunidades locais e de todos os principais atores que, a exemplo do trade turístico, conhecem e movimentam a cadeia logística neste território.

“O Governador Wanderlei Barbosa está priorizando o diálogo e discutindo medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico no Jalapão, reconhecendo o potencial turístico. Isso reflete um compromisso direto com o progresso e impacto social na comunidade”, destacou o secretário da SPI.

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também estiveram presentes trazendo a experiência da instituição em projetos socioambientais de apoio ao uso público e visitação em unidades de conservação. O BNDES se colocou à disposição para auxiliar no processo de estruturação dos projetos que vierem a ser destinados ao Jalapão, considerando como prioridade aquilo que for proposto e decidido pelo Governo do Tocantins em harmonia com as comunidades locais.

O chefe do Departamento de Estruturação de Projetos de Infraestrutura Socioambiental do BNDES, Robson Oliveira, destacou que dentro da gestão pública a atitude do Governo do Tocantins em envolver todos os setores sociais na idealização de um projeto é considerada louvável e inovadora.

“Um projeto de sucesso depende dessa transparência que o Governo está tendo com as partes interessadas e com toda a sociedade. Esta reunião de hoje com o trade turístico cumpriu o primeiro objetivo que é engajar esse setor de fundamental importância para as discussões a respeito do Jalapão.”, acrescentou Robson Oliveira.

Representando o trade turístico, o empresário e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Tocantins (Abav-Tocantins) Cleib Faria Filho avaliou a reunião como produtiva e se mostra otimista com a abertura do Governo para o diálogo.

“O Governo se mostrou aberto a nos colocar dentro do processo e essa abertura ao diálogo é muito importante para que a gente possa demonstrar os nossos anseios, para que não haja impacto negativo dentro da situação econômico-financeira das empresas que já atuam dentro do Jalapão e, principalmente, quanto a preservação do meio ambiente que é o mais importante para nós, considerando que o Jalapão é um destino natural. Então a gente ficou satisfeito com a reunião, foi bem produtiva, e vamos aguardar agora os próximos acontecimentos”, concluiu o empresário Cleib Filho.

Ampliando o Diálogo

Dando continuidade ao que foi iniciado em agosto do corrente ano durante o Fórum sobre o Desenvolvimento do Jalapão com as Lideranças Quilombolas, ainda neste mês de novembro também serão realizadas reuniões nos municípios e nas comunidades quilombolas compreendidas no território. O objetivo é envolver ativamente toda a comunidade local na tomada de decisões e no planejamento do projeto relacionado aos atrativos turísticos. O cronograma será divulgado em breve.

Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Robson Oliveira, definiu como louvável e inovadora a atitude do Governo do Tocantins em envolver todos os setores sociais na idealização de um projeto – Adelmar Ribeiro/Governo do Tocantins

Secretário da SPI/TO, Thomas Jefferson, destacou que as decisões a serem direcionadas a um futuro projeto no Jalapão dependem das sugestões e contribuições de todos os atores envolvido – Adelmar Ribeiro/Governo do Tocantins

Empresário e vice-presidente Abav-Tocantins, Cleib Faria Filho destacou que o Governo do Tocantins se mostrou aberto aos anseios dos empresários e da população – Adelmar Ribeiro/Governo do Tocantins

Participaram da reunião líderes de governo, empresários do ramo hoteleiro, gastronômico, de transportes, de agências de viagens, e demais atividades comerciais ligadas ao turismo no Jalapão, além de técnicos do BNDES e do Instituto Semeia – Adelmar Ribeiro/Governo do Tocantins
Compartilhe este artigo