Abertura da campanha ocorreu nessa terça-feira, 7, e contou com a presença dos órgãos parceiros da mobilização
Em alusão ao mês de conscientização de mortes no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou, em Gurupi, o lançamento da campanha Maio Amarelo 2024. O evento ocorreu no Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a presença dos representantes de diversas esferas e que serão parceiras dessa campanha.
No município de Gurupi, foi registrada uma queda de 20% no número de óbitos em sinistros de trânsito entre os anos de 2022 e 2023. De acordo com o Setor de Estatísticas do Detran/TO, em 2022, foram notificadas 40 mortes em sinistros; já em 2023, foram 36 registros.
Em 2024, até o mês de março, foram seis vidas perdidas em sinistros de trânsito em Gurupi; no mesmo período do ano passado, foram 7 óbitos. Quanto ao número de sinistros na cidade foi registrado um aumento de 21,48% no primeiro trimestre deste ano em relação ao ano passado. Em 2023, de janeiro a março, foram registrados 149 sinistros de trânsito em Gurupi; no ano de 2024, já são contabilizadas 181 ocorrências, números que alertam para a necessidade de atenção e cuidado por parte de condutores e pedestres.
Para o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a proposta da campanha deste ano Paz no trânsito começa por você veio ao encontro da necessidade de que cada cidadão contribua para um trânsito mais seguro. “O tema deste ano aborda a conscientização de todos para a construção de um trânsito mais pacífico e harmônico e que essa busca começa pela atitude individual de cada um de nós. Sabemos que a redução dos números é excelente, mas ainda estamos longe do ideal; nossa meta é que ninguém perca a vida no trânsito e, para isso, nos aliamos a diversos parceiros. A campanha deste ano é diferente, porque estamos atuando nas mais diversas frentes e contamos com o suporte da gestão do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o presidente.
Maio Amarelo 2024
Com o tema Paz no trânsito começa por você, a iniciativa completa 11 anos de movimento em 2024 e visa instigar a reflexão e o exercício da gentileza no trânsito por parte de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, contribuindo para a construção de vias mais seguras, pacíficas e ordeiras.
As ações que farão parte da mobilização contarão com o apoio de diversos órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); a Secretaria de Estado da Educação (Seduc); a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Polícia Militar do Tocantins (PMTO); e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO).