Dentro da política de modernização do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta semana, a entrega de aparelhos de colonoscópio, duodenoscópio, broncoscópio, gastroscópio e o rinolaringofibroscópio para os hospitais sob sua gestão. Os aparelhos otimizarão os diagnósticos por imagem para os pacientes acolhidos na rede estadual e são instalados ao mesmo tempo em que as equipes são treinadas para o manuseio do sistema. O investimento foi de mais de 11 milhões.
O Hospital Geral de Palmas (HGP) foi o primeiro a receber a montagem do aparelho e o treinamento da equipe. Na unidade foram instaladas duas novas torres, totalizando seis novos gastroscópios, seis broncoscópios, seis colonoscópicos, seis duodenoscópios e seis rinolaringofibroscópios. Também receberão os aparelhos, os hospitais regionais de Araguaína, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Dianópolis, Guaraí, Miracema e Augustinópolis.
Segundo a gastroenterologista e endoscopista, Nadja Duarte Oliveira de Sousa Chiavini, coordenadora do serviço de endoscopia do HGP, “os novos equipamentos serão um grande ganho para o fluxo de exames da unidade. Vamos ter mais aparelhos disponíveis no hospital, sem necessidade de interrupção, devido às manutenções, ocasionando alterações de agenda ou suspensão de exames. Todos os exames que são solicitados no HGP, nós conseguimos fazer o agendamento para o mesmo mês, com os equipamentos novos, de excelência, vamos manter o atendimento de qualidade”.
“Estes aparelhos são de extrema importância para a qualidade da assistência aos nossos pacientes e é este o nosso foco. Em breve as demais unidades receberão os equipamentos que fortalecerão o processo de descentralização dos serviços, conforme nos determina o governador Wanderlei Barbosa, que as pessoas sejam acolhidas perto do seu local de resistência “, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Laís Regina Santos, “os aparelhos compreendem as aquisições continuadas da Secretaria, que desde o início de 2022 tem modernizado as unidades hospitalar com novos aparelhos, mobiliários e adequações. Tudo isso tem levado melhor assistência às pessoas e proporcionado melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde “.