Como forma de amenizar o sofrimento e promover bem-estar às crianças internadas e servidores de plantão, nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), programações especiais foram organizadas pelas direções das unidades e os setores de Humanização, em parceria com voluntários.
No Hospital Geral de Palmas (HGP), na quarta-feira, 25, o papai Noel Daniel Bezerra distribuiu alegria, abraços, sorrisos e presentes a cerca de 100 crianças internadas, além de doces para as equipes de plantão na ala pediátrica. “É uma honra participar mais uma vez do natal no HGP, acho que essa é a nona vez que participo e peço ao papai do céu, que me deixe vir visitar mais vezes. Fico feliz em ver cada sorriso e ganha abraço de quem está na missão de se doar para cuidar da saúde do próximo. Ver também a alegria das mães e pais é muito bom, porque quando eles chegam, ficam um pouco tristes pela situação que estão passando. Este ano, trouxemos os homens aranhas repetidos e isso não tem preço, não tem valor, temos só gratidão ao papai do céu”, disse o bom velhinho.
A auxiliar de serviços gerais do HGP, Ana Paula da Cunha Silva, ficou muito feliz com a visita e comentou que, “foi uma visita muito prazerosa porque é um lugar de muita dor e sofrimento, então eles viram, trouxeram alegria aos corações dos pais e crianças que estão aqui na UTI, então é uma esperança, graças a Deus trouxeram esse conforto para os corações aflitos. Que Deus coloque mais pessoas assim nesses lugares, porque é um lugar que a gente vê muito sofrimento. A vinda foi muito bem vinda, espero que os pais fiquem com o coração mais alegre com essa visita e agradeço também pelo meu presente”.
O Ademir Campos é pai do paciente Wenzel Gabriel e afirmou que, “nós adoramos a visita porque é muito difícil essa situação do meu filho aqui no leito do hospital, e essa visita trouxe alegria ele ficou muito feliz, adoramos muito mesmo. Peço que Deus abençoe o papai Noel, toda a equipe dele, fiquei muito contente com o presente do meu filho e o meu também”. A opinião do pai foi complementada pelo filho. “Eu gostei muito do papai noel ele é muito engraçado, gostei muito do meu presente, dos homens aranhas, foi muito legal”, disse Wenzel.
Participaram da ação natalina ajudando o papai noel, os homens aranhas Lucas Bonfim e Pedro Clayton Leal. “Não tem dinheiro no mundo que pague ver a alegria das crianças e mães felizes, é muito importante para gente. E isso é o natal, compartilhar amor, paciência, paz, estar juntos trazendo sorriso para as crianças. Eu poderia estar em qualquer lugar agora, mas estou no melhor lugar, que é nessa missão ajudando o próximo. Isso é o que devemos fazer, seguir juntos trazendo alegria, os verdadeiros heróis são as pessoas que estão aqui lutando pela vida. Que possamos continuar juntos nessa batalha e vir mais vezes também trazer alegria para essas pessoas”, pontuou Pedro Leal.
Gurupi
Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional de Gurupi (HRG) receberam na terça-feira, 24, a visita especial do Papai Noel, que percorreu os setores do hospital distribuindo presentes e panetones, levando mensagens de esperança. “A ação buscou reforçar a esperança e trazer momentos de alegria em meio aos desafios enfrentados na internação hospitalar, além de levar solidariedade e alegria ao próximo. Esse ano tive a oportunidade de entregar os presentes, vestido de papai noel e pude ver no olhar das pessoas o quanto a magia do natal é importante para esses pacientes”, enfatizou o diretor-geral do HRG, Fernando Mota.
A paciente Clarice de Sousa relatou que “pra mim foi uma alegria ver o Papai Noel, um renovo na vida, sentir essa presença, mesmo aqui dentro do hospital. Eu tô muito feliz por ter recebido, uma lembrancinha dele e olhar pra aquele sorriso dele e de todas as funcionárias. Muito obrigada, meu Senhor Jesus. Fala seu nome pra mim. Só agradecer a Deus por esse momento tão ímpar. Foi uma benção, uma alegria poder ter essa oportunidade de ver e sentir o Papai Noel bem pertinho, até tirei foto com ele”..
Arraias
No Hospital Regional de Arraias foi servida uma ceia na terça-feira, 24 e um almoço no dia 25, para os servidores de plantão na unidade. “Enquanto famílias se reúnem para celebrar o Natal, alguns profissionais seguem trabalhando em plantões. Cerca de 40 servidores puderam ter uma ceia ou um almoço especial para celebrar essa data”, relatou o diretor-geral da unidade, Hugo Junio Sousa.
Araguaína
Na noite do dia 24, o Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizou a Cantata de Natal, para pacientes, acompanhantes e funcionários, com o projeto da Humanização Sons da Recuperação. A apresentação do quarteto Vozes do Coração levou músicas natalinas e momentos especiais de louvor. A equipe também entregou lembrancinhas de boas festas.
A diretora-geral Cristiane Uchôa destacou a importância da celebração para todos. “Que o amor, a gratidão e a saúde sejam os presente mais valiosos em nossas vidas”.
O Paciente José Carlos de Araújo Santos, agradeceu e disse que se emocionou. “Fiquei muito feliz e logo, logo, já estarei em casa, foi muito bom receber todos vocês”.