A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) informa a abertura de inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde com nove vagas exclusivas para docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina efetivos da Unitins e servidores da Secretaria Estadual de Saúde vinculados à Escola Tocantinense do SUS Dr. Gilmar Gomes (Etsus/TO). As inscrições se iniciam no dia 30 de dezembro e finalizam em 31 de janeiro, conforme o edital oficial disponilibizado aqui.
O edital foi publicado nesta quinta-feira, 26, e é fruto do convênio firmado entre a Unitins e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). As vagas exclusivas são ofertadas por meio do termo de parceria entre a Unitins e a Secretaria de Estado Saúde do Tocantins.
O programa é regulamentado pela Capes (Portaria Normativa nº 07/2009), e oferecido pela UFT – Campus Palmas e terá início no primeiro semestre 2025, e duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, a partir da data de matrícula.
PPGCS
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sediado no Câmpus de Palmas, tem como objetivo oferecer formação científica e profissional de excelência, com foco no desenvolvimento da capacidade de pesquisa e inovação na área de Ciências da Saúde. A iniciativa busca realizar estudos que promovam melhorias na saúde da população, com ênfase nas demandas específicas da região Norte do Brasil.
O PPGCS foi estruturado na modalidade profissional, com parâmetros definidos para garantir a uniformidade, avaliação e qualidade na capacitação oferecida. O Programa pretende ainda contribuir diretamente com a comunidade local ao incentivar pesquisas de interesse público que explorem as potencialidades da região.
Repercussão
Conforme o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, o programa faz parte de um projeto de qualificação na área da saúde. “A Unitins propicia mais um mestrado para beneficiar os profissionais das áreas de Medicina e Enfermagem, especialmente os professores do Câmpus Augustinópolis. Como alguns já possuíam a titulação necessária e outros enfrentavam dificuldades para organizar e encontrar tempo para essa nova capacitação, salientamos que as vagas são direcionadas para o Sistema de Saúde do Estado. Por isso, a iniciativa reforça a parceria entre a Universidade e a Secretaria de Saúde, contribuindo diretamente para a qualificação dos servidores. Além disso, ao investir em um curso de mestrado já consolidado no Tocantins, esperamos melhorar o atendimento à população. A Unitins está empenhada para impulsionar a pesquisa científica e avançar em questões relevantes para o desenvolvimento do nosso território”.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “estamos sempre em busca da valorização dos nossos servidores e ampliar a formação dos trabalhadores da saúde é uma forma de promover o desenvolvimento destes profissionais. Certamente, as qualificações resultam em um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor e a população é beneficiada com uma assistência mais qualificada”.
A diretora de pós-graduação da Unitins, professora Leda Veronica Benevides, afirmou que o edital é um marco importante na consolidação da parceria entre a Unitins e o Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, firmado em 2021. “Inicialmente, o convênio previa 15 vagas exclusivas para professores da Unitins, e, até o momento, seis profissionais já obtiveram o grau de mestre ou estão em fase de conclusão do curso. Recentemente, tivemos a oportunidade de aditar o convênio, prorrogando sua vigência até dezembro de 2027, com isso ampliando o alcance da iniciativa. Com o aditivo, foi incluída a possibilidade de participação de servidores da Etsus vinculados à Secretaria de Saúde do Estado, mediante termos de cooperação. Agora, com nove vagas direcionadas especificamente para professores da Universidade e servidores da Etsus, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento da formação avançada e da pesquisa na área da saúde, buscando capacitar ainda mais profissionais para atender às demandas da saúde pública em nosso estado”, finalizou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins, professora Ana Flávia Gouveia de Faria, salientou que “o aditivo ao convênio reflete o compromisso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade em formar profissionais de excelência e gerar conhecimento que tenha impacto real na sociedade. Com a prorrogação até 2027 e a inclusão dos profissionais da Etsus, estamos ampliando o alcance dessa iniciativa e fortalecendo não só a qualificação, mas também a pesquisa na área da saúde. A pesquisa tem um papel estratégico nesse processo, porque é por meio dela que conseguimos propor soluções concretas para os desafios da saúde pública no Tocantins”.